BELÉM DA JUDEIA

"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. "


Belém da Judeia é uma cidade bem pitoresca, localizada na Palestina, a maioria dos peregrinos religiosos vem até Belém da Judeia em busca da Igreja da Natividade, que é o lugar do nascimento de Jesus
José e Maria tiveram que regressar a Belém da Judeia por causa do censo.  Maria estava prestes a dar a luz e  não encontrando lugar algum para repousar, eles se hospedam em um estábulo, e é ali em Belem da Judeia que nasce o Rei dos Judeus. "Hoje na cidade de David nasceu o salvador" é o que diz as escrituras biblicas. 

Belém da Judeia tem 65% de mulçumanos e 35% de cristãos, a cidade é totalmente habitada pelos árabes, que são extremamentes hospitaleiros e amam os brasileiros. Fomos muito bem recebidos em Belém da Judeia, a comida é maravilhosa e tivemos uma aula de historia incrivel sobre esse lugar. Ao contrário do que muitos pensam não tivemos aqui nenhuma preocupação em relação a nossa segurança pessoal. 

A Igreja da Natividade foi construida por Helena mãe de Constantino no ano de 329 d.c, foi destruida pelos Samaritanos e depois reconstruida por Justiniano em formato de Cruz Latina. Em 614 d.c os persas invadiram a Terra Santa destruindo a maioria das igrejas e a Igreja da Natividade foi uma das poucas que se mantiveram intactas. A igreja possuia um mosaico dos Reis Magos e eles acharam que aquele  simbolo se parecia com eles, então pouparam a Igreja da Natividade de ser destruida. 


A sua porta original era bem grande, os cruzados fizeram uma outra porta em arco e depois fizeram essa porta pequena, que hoje é chamada "Porta da Humildade" onde você precisa se abaixar para entrar em um local muito especial que foi o local do nascimento de Jesus. Mas a porta foi feita dessa forma para que os turcos não entrassem na igreja com seus cavalos. 
Logo que vc entra na igreja essa sensação de que está se abaixando para honra de Jesus já torna essa experiencia emocionante. Saber que entramos em uma das mais antigas igrejas do mundo sem duvida é algo que vc deve sempre se orgulhar. 



Os mosaicos originais da época da costrução de Helena foram descobertos no piso abaixo e estão sendo restaurados, a igreja possui detalhes em Ouro e Madrepérola, o piso atual feito por Justiniano ainda está la. As colunas e as pinturas nas paredes foram feitas pelos Cruzados. Entra aqui se duvida é ter uma aula de história, sabe quando vc volta naqueles filmes dos Cruzados ? Exatamente ! 


                                                                      Belém Efrata 
Belém significa Casa do Pão
Efrata significa Fértil 


Mesquita da Praça Central 


  Simbolo dos Cruzados no teto da Igreja da Natividade

                            
Os lustres da Igreja da Natividade são a minha paixão, são especialmente lindos e diversificados, ao chegar aqui voce não pode evitar nao olhar para cima, eles estão lá, lindos e imponentes, de todas as cores e padrões. 



Todo o madeiramento do teto ainda é original de cedro do libano, e essa igreja tem mais de 1500 anos,  ela suportou terremotos, invasões e não caiu. Arquitetos do mundo todo vem estudar esta incrivel estrutura. Os detalhes da Igreja da Natividade são impressionantes. 
O Kalifa Omar ocupou Belém e tomou a propriedade no ano de 698 d.c, os Cruzados tomaram na á força, mas coma saida dos Cruzados, os Franciscanos receberam a propriedade de presente do Sultão e desde então eles são os responsaveis pela Igreja da Natividade, onde os Ortodoxos Gregos, Sirios e Armênios tbem dividem o território. 



A gruta onde se localizava o estábulo, e onde colocaram a mangedoura hoje está coberta por marmore e por essa estrela de 14 pontas é um espaço bem pequeno onde tem muitas pessoas e você fica na fila de espera por mais de 2 horas. Confesso que a sensação de estar ali dentro não é das melhores, um espaço bem pequeno cheio de panos nas paredes e velas acesas. Você precisa disputar para tirar uma foto ou se ajoelhar próximo a estrela.


Você sabe porque essa estrela tem 14 pontas ? 
Na verdade ela não é uma estrela e sim uma cruz....
14 gerações de Abraao até David
14 gerações de David até o exilio da babilonia 
14 gerações até Jesus 



Muitas das pinturas na Igreja da natividade foram descobertas muito tempo depois quando começaram reforma-la recentemente em 2016 descobriram nas paredes pinturas de anjos feitas em Ouro. 


Abaixo da Igreja da Natividade existem umas grutas, uma delas é de extrema importância porque é a Gruta de São José e São Gerônimo que passou 40 anos aqui traduzindo a biblia do hebraico e grego para o latim, denominada  "A Vulgata" 








Esse lugar é uma extensão da GRUTA DA NATIVIDADE, você não pode deixar de ver esse lugar, porque aqui tbem foi o local onde Helena manda enterrar todas as crianças que Herodes manda matar quando fica sabendo que nasceu o REI DOS JUDEUS
Claro que hoje os ossos já não estão mais aqui ! 





 O CAMPOS DOS PASTORES EM BELÉM 


Hoje o campo dos Pastores em Beith Sahour  é habitado pelos árabes 
Não podemos esquecer que David também viveu em belém e era nesses campos que ele apascentava as suas ovelhas, e aqui ele tbem foi preparado para se tornar o Rei de Israel. 


Você conhece a história de Ruth e Boaz ? 
Ela se passa em um desses campos em Beit Sahour  a 2 km de Belém da Judeia 
Se você quiser mais detalhes desse historia leia aqui 
Existe até os dias de hoje na colheita a tradição de deixar nas arvores alguns frutos pra trás para os mais necessitados. Essa paisagem nos remete a historia biblica e aqui o seu pensamento vagueia diante de tanta informação. 


Essa praça é linda e cheia de paz, ela nos mostra a cena do cotidiano 
dos pastores e suas ovelhas nos campos 



Nesse local existe uma igreja bizantina em formato de Tenda de nomades, aqui tbem existem alguns moinhos abandonados e você pode viver a experiencia de entrar em uma das grutas que escondiam os seus rebanhos. 


Conhecer os lugares bíblicos com certeza é algo que não tem preço. 
Se você também tem esse desejo quero te dizer que essa viagem é muito possível. 
Eu posso te levar a Israel com toda segurança e custo benefício. 
Se você quiser ser inserido em uma Caravana para Israel , então clica AQUI
Nós temos o melhor preço !

Se você precisar de uma Guia de Turismo em São Paulo me chama no 011.956551940
Se precisar do Melhor Guia de Turismo em Israel então clica AQUI
Quer encontrar um vôo barato para Israel ? Então procure AQUI
Quer hospedagem barata em Israel ? Então procure AQUI
Quer desconto em hospedagem em Israel no #airbnb ?
Então usa meu codigo promocional





You Might Also Like

0 comentários