Zaqueu

21:32


                                                  Shalom Shalom !
                           A Leitura da semana  Lucas 19 . 1 a 10

                                                      ZAQUEU

Jesus estava ali no caminho em Jericó, e imagino que quando avistaram ele , correu logo a noticia de que estava ali o profeta que se intitulava o messias , e começou a juntar gente ao seu redor, a multidão o acompanhava ... uns deviam gritar por socorro , misericórdia, cura , outros estavam ali só por curiosidade ou mesmo pra fazer algazarra na rua.
Mas um homem  chamado Zaqueu que era muito rico, chefe dos republicanos e que não devia estar ali se misturando com a multidão de pessoas simples queria algo de Jesus, no fundo do seu coração ele não tinha só curiosidade, ele precisava de mais. Nem sempre ter toda a riqueza do mundo e ser bem sucedido nos impede de sentir um profundo vazio e querer algo além do que temos.
Para que pudesse ver Jesus ,ele sobe em uma arvore...
Que homem muito rico hoje você conhece que se sujeitaria a subir em uma arvore só pra ver um profeta ?
- Certamente Zaqueu tinha algo , um sentimento escondido em seu coração , Jesus o havia tocado de alguma forma,  e sinceramente ele não se importou se iam zombar dele por aquela atitude, deixou o seu orgulho de lado e se mostrou ser alguém parecido com o povo.
O que zaqueu precisava de Jesus ?
A multidão precisava de Jesus e ficar em cima de uma arvore não é das mais agradáveis coisas de se fazer. Não sabemos o quanto tempo ele ficou ali, porque Jesus provavelmente estava atendendo as pessoas, curando,  orando por elas, impondo as mãos sobre elas, abraçando as crianças e beijando as vovós,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 mas eis que de surpresa o mestre para no meio do caminho, olha pra cima da arvore e chama-o pelo nome “ Ei Zaqueu” psiu! desce depressa daí moço, vamos pra tua casa que hoje vou comer com vc !  Eu não sei mas eu imagino que Zaqueu naquele momento arregala os olhos , olha para os lados e pensa : - Sera que ele ta falando comigo mesmo ? Como será que ele sabe meu nome ? E como um menino feliz e entusiasmado ele pula da figueira , sacode a sujeira de suas calças e deve ter dito : 
- Entao vamos  Jesus !  
E a multidão enfurecida se revolta e gritam : - como assim ? estamos aqui em volta de ti, e  tu chamas um pecador um homem que já tem tudo  ?
 Foi uma indignação coletiva, porque quem era zaqueu ?
De todos certamente era o que menos precisava e merecia Jesus.
Mas não é assim que as vezes nos comportamos ?
Nos achando melhores, ou mais necessitados ou mais espirituais ,ou mais conhecedores da bíblia ? Mais dignos da presença de Jesus.
Não é assim que muitas vezes nós questionamos Deus e dizemos :
- Ah porque comigo nada acontece e com a fulana acontece ?
- Porque eu não recebo  e o fulano recebe ?

Analisando essa passagem vemos que :

1º Jesus pára ...
Jesus poderia ter parado antes ou depois , mas ele pára ali embaixo daquela arvore, Zaqueu inconsciente  faz algo pra chamar a atenção  do  mestre. Ele tomou uma atitude ! Fez algo diferente ! Ele não fez o que todos estavam fazendo, ele foi único e criativo. Ele abandonou os seus conceitos e sua “posição” para ver Jesus.
O que você tem feito para chamar a atenção de Jesus ?

2 º Jesus olha para ele ... O mestre se concentra naquele moço na arvore, ele olha pra ele, alguma coisa ele viu no coração de Zaqueu pra ter ignorado a todos e se voltado pra ele.
Voce tem sentido que Jesus esta olhando na sua direção ?

3 º Jesus chama... ZAQUEU
Ninguem disse o nome dele a Jesus, mas ele sabia exatamente quem ele era ...
Jesus sabe quem é voce  , ele sabe qual o seu endereço , conhece os intentos do teu coração, sabe o seu nome e sobrenome ... e quando ele te chama ele diz em alto e bom som - EI PSIU ! DESCE DA ARVORE ! QUERO IR NA TUA CASA HOJE !
Se Jesus te chamasse  hoje, você desceria depressa da arvore ?

4 º Jesus se oferece.. “vou em tua casa”
Quantas mulheres muito  prendadas ali não dariam tudo para que Jesus provasse de seus kitutes ? Quantos homens conhecedores da lei e dos mandamentos não gostaria de partilhar uma boa conversa com ele ?
E quantos doentes não dariam tudo para apenas tocar na orla do seu manto ?
Mas Jesus escolhe Zaqueu .
Jesus hoje pode escolher comer na tua casa, com você !
Como esta a tua casa e a tua vida ? Sera que você poderia receber Jesus nela hoje, ou será que a multidão se enfureceria sabendo que Jesus estaria em tua casa ?
Qual é a tua fama diante dos outros ?

5º Jesus dá a salvação a Zaqueu ...
Ouvindo Zaqueu a multidão ele diz ; ok entao se for por isso que vcs estão gritando eu divido o que tenho com os  pobres e devolvo o que peguei injustamente.
Porque zaqueu faz isso ?
Se ele não poderia estar ali com Jesus por ser rico e pecador , então ele ficaria menos rico so para ter a presença de Jesus na sua casa e na sua vida.
Ele se arrepende de seus pecados e abre mão de suas posses para ter o privilegio de ter Jesus ali com ele .
Ele coloca Jesus em primeiro plano na sua vida e na sua casa. Ele divide o que tem !
Rapidamente e sem pensar muito ELE ESCOLHE POR JESUS !
Quantos de nós faria isso hoje ?
Seré que você dividiria tudo que tem só pra estar na presença de Jesus ?
Essa passagem nos ensina tanto, porque somente depois dessa atitude Jesus dá a salvação a Zaqueu . Ele abençoa a sua vida !
Não porque ele ficou menos rico ou porque doou aos pobres , mas porque aquilo era tão importante pra ele antes de Jesus e no entanto ele abriu mão , só para ter Jesus ali com ele.
Quais são os tesouros da sua vida que o tem impedido de receber Jesus ?
O que você, ou quem você tem colocado em primeiro lugar na tua vida ?
Jesus é o único que pode trazer a nossas vidas a salvação.
Ore ao senhor essa semana e medite nessa palavra, coloque Jesus no centro da sua vida e que ele seja o “primeiro” e o mais importante pra você.


Cicômoro , árvore igual a que Zaqueu subiu,  essa está em Jericó - Israel 

Um beijo queridos e que essa palavra tenha tocado seu coração !

Rosana




You Might Also Like

0 comentários